Nunca mais tire suas cutículas

Uma das coisas que mais valeram a pena até hoje em termos de cuidado com a beleza, foi eu ter parado de tirar minha cutícula. Não é um resultado imediato, leva muito tempo para obter um bom resultado, se o seu caso for grave com era o meu, que tirava quase duas vezes por semana as cutículas, mas se você não faz as cutículas com tanta frequência, será bem mais fácil parar de tira-las e ter um resultado mais rápido.

Agora vou falar um pouquinho porque decidi começar a fazer minhas unhas de maneira diferente.

Minhas unhas estavam muito onduladas, quando pintava com esmalte claro ficava horrível, as vezes tinha que passar várias camadas para que o esmalte ficasse sem manchas por conta das ondulações, estavam descamando e as cutículas cresciam tanto, que tinha que tirá-las duas vezes por semana para que não ficasse muito feio, as unhas estavam muito fracas, quebravam a toa. 

Eu sempre amei estar com as unhas bem feitas. Cansada de estar com as unhas onduladas e fracas, resolvi procurar na internet o que falavam sobre cuidado com unhas e cutículas, já que estava vendo que algo estava errado com as minhas unhas. Foi quando entendi o mal que fazia tirar as cutículas e ainda mais com a tamanha frequência que eu estava fazendo.

As cutículas são proteção da unha e do nosso organismo, se a retiramos perdemos esta proteção e damos espaço para que bactérias entrem no nosso organismo através das cutículas cortadas. Quanto mais se corta a cutículas mais elas crescem. É totalmente contrário do que eu sempre pensei, achava que porque eu tinha muita cutícula precisava tirar mais que as outras pessoas, mas era puro engano e falta de conhecimento, eu é que estava incentivando o crescimento delas quando as retirava.Desde o dia que entendi isso, resolvi que não as tiraria mais, por mais difícil que fosse, porque, se outras pessoas nunca tiraram as cutículas e tem as mãos lindas, como eu não teria??, decidi que teria as mãos e cutículas saudáveis e sem ter que tira-las, afinal um investimento agora vai me poupar de ficar o resto da vida tendo que tirar minhas cutículas pelo menos 1 vezes por semana, e a manutenção do esmalte seria bemmmm mais fácil, já que amo trocar de esmalte várias vezes na semana, que era uma cosia quase impossível, porque toda troca de esmalte me tomava tempo demais, afinal tinha que retirar as cutículas antes de esmaltar.

Hoje em dia posso trocar de esmalte a cada dois ou três dias sem ter que fazer nada, só tirar um e passar outro.

Uma foto inspiração…

Coloquei esta foto para inspirar todas vocês a terem unhas lindas! Esse moça foi minha grande incentivadora, o dia em que vi as suas unhas e li que ela nunca tinha tirado as cutículas fiquei “passada” e desejei isso também para mim !! Ela se chama Michèle, uma holandesa de 27 anos e é dona do blog Lacquerized. 

Depois dessa minha pequena introdução/esclarecimento e foto inspiração, vamos ao principal.

Como deixar de tirar as cutículas, sem ficar desesperada com elas ENORMES!!! rsrsrs

Primeiro vamos precisar de algumas ferramentas primordiais!!

  1. Espátula plástica para empurrar as cutículas.
  2. Espátula de metal para empurrar as cutículas.
  3. Lixa
  4. Creme amolecedor de cutículas
  5. Alicate
  6. Creme hidratante para cutículas
  7. Creme hidratante para mãos

Com isso que listei você vai conseguir cuidar das suas unhas e tê-las saudáveis.

Vou explicar como fazer agora no começo, foi como eu fiz e deu certo.

  • Todos os dias enquanto esta no banho empurre as cutículas com uma espátula plástica, eu uso plástica porque fica direto dentro do box. Hidratar sempre depois do banho.
  • Quando fizer suas unhas, passe o amolecedor de cutículas, deixe de molho na água se necessário e empurre com uma espátula, aqui nesse caso uso de metal, depois de empurrar.

Obs: Quando empurrar a cutícula com a espátula, tanto no banho ou quando está fazendo suas unhas, empurre com cuidado para não descolá-la das unhas e sim apenas para recua-la, elas são muito delicadas, então faça isso com muito cuidado. Quando eu retirava cutícula, eu me lembro que empurrava a cutícula e a descolava da unha para poder corta-la, hoje não, eu apenas empurro com delicadeza.

  • No começo você ainda vai ficar com muita cutícula, mas não as tire, apenas deixa-a lá bem quietinha, se por acaso tiver alguma pelinha levantada, ai sim você pode tirar com o alicate, apenas cortando-a fora, nada de tirar mais do que apenas a pele levantada. Em seguida lave suas mãos, para retirar o creme amolecedor de cutículas por completo.
  • Se você for esmaltar as unhas, agora é a hora, sempre passe uma base nunca o esmalte direto nas unhas, a base protege suas unhas.
  • A hidratação vem por último, depois do seu esmalte seco, hidrate as cutículas com algum creme próprio para cutículas, eles são específicos para isso e tem um poder maior de hidratação e por último passe o seu hidratante preferido nas mãos. Se hidratar sempre suas cutículas, fica muito mais fácil na hora de limpar seu esmalte depois de passá-lo, o esmalte não mancha a cutícula hidratada e sai bem mais fácil da pele.

Nas primeiras vezes você vai achar que suas unhas estão estranhas, com cutículas demais, mas com o tempo, empurrando todos os dias no banho e hidratando várias vezes ao dia, elas vão diminuindo até pararem de crescer como antes.

Eu tirei duas fotos para ilustrar isso que estou dizendo, a primeira foto da minha mão sem esmalte, “milagre” e a segunda um close das unhas para que vocês vejam como as cutículas estão coladas na unha. Essa é a maneira saudavél que suas cutículas devem estar, coladinhas nas unhas para proteção e saúde.

Notem que as unhas estão bem lisas, sem ondulações, isso para mim é uma grande conquista diante do que eram minhas mãos antes. Eu não fiz nada nas unhas antes de tirar as fotos, apenas acordei pela manhã, hidratei como de costume e tirei as fotos.

Hoje em dia, meu ritual de cuidados com as mãos e cutículas é basicamente, empurrar no banho e hidratar muito durante o dia todo, raramente preciso tirar alguma pele com alicate porque elas não crescem e nem se rebelam mais.

Quando for fazer qualquer serviço que seja, que precise molhar suas mão com produtos de limpeza, sabão e etc, use SEMPRE luvas!!! Isso vai ser muito importante na manutenção das suas unhas e cutículas, mesmo  que seja para lavar apenas uma colher ou um copo, coloque suas luvas, além de proteger suas mãos o seu creme não vai por “água a abaixo”. Se por acaso lavar as mãos, passe creme em seguida, a hidratação constante é a chave das unhas e cutículas lindas e saudáveis.

Vale lembrar, que cuido dos meus pés da mesma maneira, não tiro mais as cutículas, só empurro e hidrato, quem sabe um dia faço o “esmalte do dia” dos pés, eheheh!!!

Para ter cutículas saudáveis, depois de tanto tempo as maltratando, precisamos ter muita disciplina, se for disciplinado verá excelentes resultados. Uma coisa eu sei, vale muito a pena esse investimento.

Não citei nenhuma marca de produto nesse post, porque foi mais uma explicação de como fiz e faço, depois vou dar dicas de produtos importados e nacionais que mais gosto.

Fica a dica!!!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Nunca mais tire suas cutículas

Deixe aqui seu comentário !!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s